sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Você não se importa




Por Perla Allvez

─ Você não se importa comigo! Estou cansado disso! ─ bateu a porta e foi embora.
Leila já estava acostumada a ouvir a frase: “Você não se importa...”. Já ouvira de seus pais, dos amigos ─ quando os teve ─ dos ex-namorados... Assim, Joaquim não a ofendera, nem mais, nem menos que todos os outros que já lhe haviam proferido aquelas palavras.
Ela já estava acostumada, por isso não chorou. Aliás, chorar era uma coisa rara de acontecer com Leila. Já nem sabia há quanto tempo a última lágrima correu por seu rosto.
Leila não era uma pessoa ruim, ao contrário, gostava de ajudar os outros e andava sempre com ração na bolsa para dar a algum gato ou cachorro abandonado, que pudesse encontrar pela rua.
Quando Joaquim conheceu Leila, não demorou muito pra se apaixonar por seu “mistério no olhar”, como ele mesmo descreveu. Começaram a namorar e eram até felizes, mas, passado o êxtase do início do romance, as brigas logo se abancaram. Joaquim gostava de mandar mensagens ao celular de Leila, dizendo o quanto a amava, mas se irritava quando ela respondia com um “eu também”, ou um “:)”, ou simplesmente não respondia.
Os homens precisam de alguém lhes afirmando as coisas que eles acham que sabem. Já as mulheres, não todas, mas as mulheres como Leila, não gostam de repetir coisas de que já sabem.
Leila amava Joaquim, de uma forma que ele jamais desconfiaria. Afinal, Leila nunca chegou nem perto de tentar falar a ele tudo o que havia em seu peito. Nunca chegou a falar, mas em seu pensamento Leila construía as mais lindas declarações para Joaquim, declarações que ele nunca ouviu, ninguém ouvira, somente Leila.
Ela era, ao mesmo tempo, atriz e plateia de seus monólogos tão extensos e tão complexos que nunca chegaram a sair de sua boca, porque um público de verdade a chamaria de louca. É, talvez Leila fosse mesmo louca.
As pessoas não a entendiam, ela sempre fora "estranha" aos olhares alheios, mas para si, Leila era uma pessoa normal, não tinha nada de mais, Leila se entendia bem e tinha uma excelente percepção sobre si. A única coisa na qual ela sabia que era diferente dos outros era quanto à sua incapacidade de falar sobre seus sentimentos, expor suas ideias, dizer coisas simples como um "senti sua falta" ou "eu gosto de você".
Alguns dias depois, Leila estava terminando mais um de seus quadros — tinha muito talento para a pintura — quando o telefone tocou:
─ Alô?
─ Srª Leila Aguiar?
─ Sim...
─ Aqui é do hospital...
Alguns segundos ouvindo ─ transtornada ─ o que a mulher lhe dizia do outro lado da linha e os objetos ao redor de Leila pareciam entrar em outro plano, em outra dimensão. Tudo ganhava um aspecto estranho, fluido e pálido... Leila larga o telefone aos prantos. Cai ao chão, derrubando suas tintas, pincéis e telas... Pintava-se naquela sala uma cena que Leila já havia visto algumas vezes.
Joaquim havia sofrido um acidente, morreu minutos depois de chegar ao hospital, seu último pedido foi que dissessem a Leila que ele a amara muito, mais que a qualquer outra pessoa na vida.
─ Por quê? ─ se perguntava Leila soluçando ─ Por que isso sempre acontece comigo, meu Deus? Ele ao menos conseguiu me dizer, pela última vez, dentre tantas, que me amava, enquanto eu, mal consegui dizer isso a ele umas três ou quatro vezes.
Leila já havia perdido seus pais e alguns amigos sem dizer a eles, ou relembrá-los que os amava, que sentia falta deles, que se importava com eles. Leila só não percebia que ela mesma ia se perdendo nessas perdas dos outros, perdia forças, perdia estímulo, perdia a vontade de viver. Leila precisava de ajuda, mas ninguém a ajudou.
Ninguém mais teve notícias de Leila.

site da autora: perlaallvez.blogspot.com.br


Texto publicado com a devida permissão da autora.


Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

2 comentários:

  1. Perla! Quantas coisas poderiam melhorar se externássemos francamente o que nos vai na alma. Infelizmente Leila compreendeu tarde demais a falta que faz dizer "eu te amo". Parabéns, gostei muito!!

    ResponderExcluir
  2. Para algumas pessoas é mesmo difícil externar seus sentimentos. Pobre Leila! Parabéns, Perla, pelo belo conto.

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!