terça-feira, 30 de setembro de 2014

As flores de plástico não morrem

Por Meriam Lazaro

O tempo quando quer, corre mais que coelho. Não era o caso agora, em que lhe faltavam horas, dias, meses e os ponteiros permaneciam parados. Na antessala, imaginava o paraíso. Lis seria o seu nome!... Ganharia canção de ninar trazida por um pássaro. A ave negra abriria as asas se transformando em uma esfera azul dançante. Como quem invoca a proteção dos quatro elementos, a ave soltaria cada trinado mais belo que o outro, atraindo as bênçãos celestiais: fecundidade, elegância, pureza! Depois viriam as ninfas do velho arroio dilúvio para acrescentar: beleza, atração, perfume! Que mais poderia querer uma futura e orgulhosa mãezinha? E não é que houve a intromissão dos seres da floresta que exigiram pagamento em troca daquelas qualidades?! Para gozar de fecundidade e beleza, sua pequena Lis deveria passar pela dor; em nome da elegância e atração lhe seria exigido sacrifício; pela pureza e perfume teria que lidar com a incerteza do destino. Quem iria querer ver a luz de um mundo assim? Antes que o espírito do fogo se manifestasse, decidiu apelar:  Vocês, que vieram do início da evolução do homem, poderiam anular a dor, o sacrifício e a incerteza profetizados pelos gnomos? Labaredas do tamanho de uma árvore se manifestaram:  Sim. Mas para não sofrer há somente um meio, se você concordar.  Faço qualquer coisa! Atalhou a mulher, já sem dor alguma. Com estrondo de trovão, a Salamandra bradou:  Digo-lhe então que sua flor não morrerá jamais! A eternidade se precipitou... No hospital, o médico recomendou à enfermeira que despertasse a paciente da anestesia. Antes da volta para casa, seus pais haviam se desfeito do berço, enxoval, brinquedos e tudo mais que pudesse despertar na filha a tristeza pelos sonhos perdidos. Esquecido num canto do teto, um móbile zombava desse cuidado. Feito de plástico, pequenas flores-de-lis giravam e giravam embaladas pela canção dos Titãs: “A dor vai fechar esses cortes. Flores. Flores. As flores de plástico não morrem”.




Nota: Assumimos que este texto se trata de ficção, ou seja: não se refere a pessoas e fatos do mundo real nem emite sobre eles juízo ou opinião. Ele nos foi enviado para publicação pelo(a) próprio(a) autor(a), sendo aqui reproduzido conforme o original recebido. É de autoria e inteira responsabilidade do(a) autor(a), que detém sobre o mesmo todos os direitos autorais. Este texto não representa, necessariamente, a opinião das editoras e de outros autores deste site.

© 2014 Blog Sem Vergonha de Contar - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

4 comentários:

  1. Li várias vezes, e senti poesia no texto, mas preciso confessar: não o compreendi...

    ResponderExcluir
  2. Certa vez eu pensei na morte como um estado de congelamento. Sim, as flores de plástico não morrem, quem dera as pessoas fossem de 'plástico' também, mas só neste sentido, o de permanecer vivas entre nós.

    ResponderExcluir
  3. Reproduzo aqui os comentários da Meriam, os quais ela não conseguiu deixar aqui por um problema da plataforma:

    "Grata, Ana, pela sinceridade. Admiro você ainda mais pela palavra autêntica. Na verdade, há contos que após a leitura nos deixam com cara de bestas. Não era a minha intenção nesse. O tempo da história (de um exercício em grupo) está marcado pelas reticências. Abraço. Meriam

    Querida Helena, grata por ter aceitado de imediato o texto para publicação. Seu trabalho de formiguinha pelos escritores amadores, como eu, é a "pequena coisa com grande amor" de que falava Madre Teresa. Abraço. Meriam"

    ResponderExcluir
  4. Meriam! Também sempre tive em meu pensamento que as flores de plástico e a morte são uma coisa só, não sei se é pela cultura de colocar flores de plástico em túmulos ou o que, só sei que também escrevi algo sobre as flores de plástico relacionadas com as perdas. Gostei muito do seu conto! Apareça sempre querida!

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!