segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Causo do Ubaldo



Por Michele Calliari Marchese

Aconteceu que numa tarde de sol a pino, o cidadão de nome Ubaldo estava dando uma surra num sujeito já deitado na estrada.
Teve que ter uma interferência do pessoal que estava por ali; chamaram o delegado que imediatamente carregou o ferido para a delegacia e levaram Ubaldo no cartório para tomar uma água, fumar um palheiro e esfriar os ânimos.
“Peguei o noivo de minha filha e ela no sofá de casa.” Foi a única coisa que conseguiu dizer, e muito baixinho até. Tanto que ninguém escutou.
Na delegacia, o homem surrado nada falou, só gemeu. O delegado por fim resolveu segurar o rapaz num quartinho de despensa; não tinha cela porque não havia presos, ou estavam mortos ou foragidos e nesse caso que outra comarca se responsabilizasse. Foi atrás de Ubaldo, deixando o preso trancado a chave e cuidado pela sua esposa, mulher envaretada dos diabos. Se fugisse ia tomar outra surra e pior do que a que tinha levado.
O delegado voltou suando e com os botões da camisa aberta até o umbigo revelando a montoeira de pelos pretos e grisalhos do peito. Todo mundo olhou aquilo e, percebendo, tratou logo de abotoar a camisa e se enxugar um pouco com um lenço puído que tirou do bolso da calça fazendo voar o pente pequeno e preto que todos se abaixaram para pegar. “Obrigado”, disse o delegado e concluiu “vamos para a delegacia, Ubaldo, o senhor sabe que deve prestar queixas contra aquele indivíduo que o senhor surrou na estrada”.
Ninguém questionou a imparcialidade do delegado, primeiro porque tinham visto um jagunço fugido no meio dos matos da Campina e segundo porque Ubaldo era homem de bem e tinha uma única filha que contava já com 15 anos e um bom casamento à vista com um sargento lá de Pato Branco que ele ainda não conhecia. Tinha feito os acertos do casamento com o pai do rapaz e este devia se apresentar por aqueles dias.
Ubaldo pensou, relutou, mas foi na delegacia. Achava que o delegado tinha os poderes e a tecnologia para chamar o governador, seu compadre, e por quem nutria grande confiança e também porque tinha chegado um telégrafo que ninguém sabia o que era, mas era o progresso.
O delegado acabou concordando e enviou a mensagem que dizia assim: “AK saudações pt Urgente sua presença Campina pt Ubaldo pt”. Ninguém imaginava que quinze dias depois, chegava à Campina da Cascavel o ilustre governador, com a barba passando o queixo, os cabelos desgrenhados, cheirando a suor de cavalo e a camisa aberta até o umbigo, que ninguém olhou. Nem bem desceu do cavalo exigiu a presença do compadre Ubaldo.
Toda a população se aglomerou em volta do cavalo do governador e de sua comitiva que era composta por mais dois cavalos e dois policiais à paisana.
Ubaldo chegou e ficou horas conversando com o governador e então ele irrompeu pela porta e disse: “quero ver o meliante”.
“Meliante? Meliante? Quem é esse? Aqui não tem ninguém com esse nome.” Gritava a população em polvorosa.
O governador, após revirar os olhos, disse “Quero ver o velhaco que engrupiu Ubaldo no que há de mais sagrado”.
“Ah!” Disseram todos em uníssono. “Está na delegacia”.
“Então vamos para lá” disse o governador raivoso. E a turba foi atrás.
Lá chegando, encontraram um bilhetinho na porta de entrada da delegacia com letras miudinhas e que dizia mais ou menos assim: “Viajamos para Palmas ver os filhos, voltamos em vinte dias”.
Ninguém sabia há quanto tempo aquele bilhete havia sido escrito. Começaram a procurar até que sentiram um cheiro de podre vindo de algum lugar por ali.
Resolveram arrombar a porta. E mais uma, a porta da despensa. A maioria vomitou, mas o governador não. Revirou o cadáver e encontrou uma carta e uns documentos rasgados e concluiu: “Ubaldo, agora você tem um problema a menos. Ou um a mais”. Dito isso deu meia volta e junto com a comitiva pegou a estrada de regresso à capital deixando uma nuvem de poeira que ninguém jamais esqueceu e que foi contada aos filhos e aos filhos dos filhos como sendo o dia mais glorioso da Campina da Cascavel.
Ubaldo, com os documentos do morto na mão, baixou a cabeça e foi embora com o tabelião.
Meses depois, a filha de Ubaldo que ficou repentinamente viúva dera à luz um menino forte e saudável chamado Angelo ou Angelin como ela o chamava.
Dizem que a viúva nunca mais quis se casar e Angelin quando ficou moço se bandeou para os lados do Paraná e nunca mais voltou. Queria ser jagunço.
Estava no sangue.




Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

4 comentários:

  1. Um texto impregnado de humor, onde o horror não intimida nem prevalece, apenas alimenta o que já é engraçado. Poucos sabem brincar com a morte ou falar da agonia, apenas para direcionar o leitor pela satisfação ou divertimento. Parabéns amiga Michele, mandou bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, suas palavras são encorajadoras!! Abraços e volte sempre para ler.

      Excluir
  2. E pensar que o Angelin "era a chegada do próprio amor" (vide O Causo do Homem). Muito bom, Michele, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Helena, o Angelin era o próprio amor chegando, sendo ele jagunço ou não! Beijos querida

      Excluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!