sábado, 16 de fevereiro de 2013

Ascendendo



Por Helena Frenzel


Chamou o elevador. Era só cansaço e o final daquele turno prometia-lhe o melhor: a cama enorme, macia. Sonhava com o prêmio dos lençóis cheirando a limpo e ansiava por um sono bom; também pelo bolo que a faxineira deveria ter batido, pois a mais, para esse e outros mimos, concordara ele em pagar. Tinha direito!
Era de manhã. Seu turno encerrava-se às oito e ele ficava sempre mais um pouco, cerca de uma hora, arquitetando o futuro e medindo os pulsos do coração do capital. Com muito esforço e exatos contatos havia chegado lá. E dera muito trabalho armar o circo: o colega desistiu não só do cargo, também do emprego, e mudou-se para outra cidade, pequena, no interior. Sem ele no páreo e ninguém mais preparado para assumir: bingo! as portas do futuro se abriam no compasso das do elevador.
Na vida, pra subir, a gente desce, com elevadores nem sempre isso se dá. Queria o subsolo, mas alguém que viera de baixo e ali já não estava, apertara o botão de um andar mais alto que o seu. Cento e dez andares, ao todo, e ele estava quase a meio caminho do topo, no andar da firma. Elevador pequeno, andar fantasma, não havia viv’alma quando ele o tomou.
No circuito interno, versos de What a Wonderful World fizeram-no lembrar de 1968 quando, aos sete anos, ouviu-a pela primeira vez. De repente, a impressão de que o prédio balançara fê-lo voltar ao presente e esquecer de Armstrong. Devia ser o cansaço, pensou. Um relógio mostrava 09:03 e ele, atraído pela força dos dígitos, balançou a cabeça especulando a boa fração de vida a gastar ainda na Itália, às custas de duras escaladas em mais de vinte anos de corporação.
A promoção era merecida, estava certo, em seu dia-a-dia só havia trabalho, planos, cálculos, transações e Elisa, de quando em vez. “Ai, Elisa, tivesse você mais ambição ou fosse você mais sórdida...”
Perdido em pensamentos, esquecera-se das luzes que iam mostrando os progressos do ascensor, estava a um passo do destino desejado quando sentiu um solavanco, ouviu um estrondo e tudo parou de funcionar. Sem energia e comunicação, sem rede, sem nada. Tudo tentara para escapar daquela caixa mas certas coisas só dão certo em filmes de ação. E como contava carneiros em criança, quando não conseguia dormir, 50 minutos mais ou menos contou do tempo para fugir de estar no escuro e no silêncio, do pânico de estar consigo mesmo, tortura sem igual.
Tudo o que sobe, desce, e em poucos segundos a vida se esvai: “Elisa, querida, tenho tudo, tenho o mundo para dar, tudo pago, sou rico e pobre de amor; paraíso e putas, não tive, saudade, só de mãe, deixada, deixou-me o pai, e dói. Ai, Elisa que sonha com Lorca, tivesse eu você agora aqui... Compro, vendo, não dou nem troco, compro-compro, vendi-vendi, vi vendi e vendo: mais vale aquele que não se vende do que aquele que se dá. “La Aurora” e  “las aguas podridas”, Elisa, ai, Elisa, jamais saberei, dinheiro, só dinheiro, trabalho, dinheiro, din-din, capital ganhei, dinheiro, na torre do mundo, dinheiro, nada herdei, dinhei-, capitalismo e moral, dinhei- calculo se Deus din-din... e perco! Hoje faço quarenta anos, setembro, quarenta anos de solidão. Estou cansado, estamos todos perdidos. Não fui imoral.”
“What a wonderful world!” foi seu último suspiro, a canção de Elisa, a que ela gostava mais.
Tivesse ele já não perdido os sentidos lembraria também da queda, do ferro, do pó e dos detritos, da torre e dos sonhos cobrindo-o, desabando, da tão desejada cama e dos limpos lençóis. Desejos de aniversário se realizam. Ele queria o subsolo e ansiava por um sono bom.




Copyright 2013 (c) - Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão da autora.

3 comentários:

  1. Bela narrativa de um drama pessoal em meio a uma tragédia que entrou para a história. Texto sensível e singelo, com um quê de poesia.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado que em poucos segundos, ele levantou tudo o que existiu de errado na vida. A pergunta que fica, no entanto, é se ele, caso conseguisse salvação, faria algo para mudar a vida que levava.
    Muitas pessoas, diante de uma situação calamitosa, são capazes de enxergar os próprios erros e mudar a vida, guinar a direção. Outros, no entanto (e enfrentando a mesma situação crítica), até se "arrependem", mas quando enxergam uma luz ao fim do túnel, tornam à carga, e erram ainda em dobro, e justamente por se acharem imunes a tudo.
    A história é trágica, mas suscita alguns pontos que vão além do que se percebe numa primeira leitura. Fantástico, Helena.

    Abraços.

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Acredito que diante da morte iminente, vemos em questão de segundos a vida que se queria viver e tudo aquilo que se viveu, bem ou mal. Fiquei agoniada com a situação do viver-morrer que ele passa enquanto está preso. Ficou realista e a gama de sentimentos tomam conta da gente, e achamos,como bons esperançosos que somos, que ele se salvaria no final. Final contundente e frio, como ele foi em vida. Beijos querida e sem mais, ficou soberbo.

    ResponderExcluir

Caro(a) Leitor(a), comentários são responsabilidade do(a) comentarista e serão respondidos no local em que foram postados. Adotamos esta política para melhor gerenciar informações. Grata pela compreensão, muito grata por seu comentário. Um abraço fraterno, volte sempre!